domingo, 20 de junho de 2010

Dia 2 - Plitvice

No segundo dia agarrei nas malinhas e toca a andar para a estação de autocarros. O meu destino - Plitvice, tem um dos parque naturais mais bonitos da Europa, com um número gigante de lagos e cascatas com uma cor transparente que nunca vi em mais lado nenhum.
Deixei Zagreb para trás sem pena e durante 3 horas de autocarro passámos por imensas casas abandonadas ainda com sinais da guerra, crivadas de buracos de bala, saqueadas... Quase que me tinha esquecido que a guerra foi ainda ontem...

Ao chegar a Plitvice, guardei a mala num cacifo e toca a visitar o parque natural. Logo na primeira descida, passa um grupo de reformados por mim a cantar - ai, ai, ai, ai, eu gosto dessa mulher.
Os tugas estão por toda a parte, é impressionante.

Esta parte da viagem é difícil explicar por palavras, só pode mesmo ser transmitida por fotos. Então aqui vai:














Diário de bordo - Dia 1

Barcelona - Viena - Zagreb

Acordei cheia de vontade de férias, praia, bom tempo. Abri a janela e estava frio e a chover. Pensei: começamos bem...

Mas lá arranjei a malinha, meti-me a caminho do aeroporto e ao sair do avião em Viena, um calor brutal. Fiquei logo animada e com a sensação que estas férias iam correr bem, muito embora não conhecesse nada nem ninguém no destino e tivesse ido sozinha (porque sim, porque me fazia falta viajar e vale mais ir de férias sozinha do que ficar na cidade sozinha)

Em Viena apanhei o voo de ligação para Zagreb, meia hora de viagem apenas. Falei sempre em alemão para informações, responder a perguntas ou pedir apfesaft :)

Cheguei a Zagreb antes das 6. Um calor brutal. Ao sair do aeroporto passo por uma zona de controlo onde me pedem o passaporte, e eu claro, ignorante, tinha-me esquecido por completo que a Crácia não faz parte de união europeia e é preciso passaporte para entrar no país. Felizmente, como odeio o BI português, nunca ando com ele e trago sempre o passaporte comigo. Sorte :)

O aeroporto de Zagreb é bebé. Especialmente quando se está habituada a ter de atravessar toda a T1 de Barcelona que é gigante. Lá fora, enquanto esperava o autocarro que me ia levar ao centro da cidade, um americano de biceps gigantes pede-me para lhe tirar 1 foto com o pai. Depois mete-se à conversa. Era de New Jersey, o pai era croata e vinha para um casamento. O rapazinho era interessante e continuámos à conversa, mas bem depressa deu para ver que toda a matéria cinzenta tinha sido gasta nos bíceps. Quando falámos de Nova Iorque, ele diz-me todo emocionado: quando fores lá tens de ir a uma discoteca que é a melhor de New York. Eu vou todos os fins de semana e é incrível, 1 mundo à parte... E eu, ansiosa pelo conselho: qual, qual?

Responde o mocinho, que o melhor clube de NY é... o Pachá.

Tentei não rir à gargalhada e percebi logo que a nossa relação não ia ter futuro :D
Quando saimos no autocarro, cada um à sua vidinha, boa sorte e nem sequer perguntei nomes. Para mim ele será sempre o farronco do Pashá

Zagreb

Em Zagreb tinha de encontrar o hostel onde tinha reservado quarto para essa noite. Não foi nada fácil e andei com a mala de um lado para o outro, a transpirar que nem uma perdida e a tentar descobrir onde raio me tinha metido. Quando finalmente consegui chegar, o Marko, o dono do hostel, explica-me que são o melhor hostel de Zagreb, que estão no centro da cidade, oferece-me 1 cerveja e convida-me a sentar na esplanada, onde fui devorada viva pelos mosquitos.

O quarto do melhor hostel de Zagreb era uma merda. Os colchões uma merda, a casa de banho sem luz, mosquitos por toda a parte. Pensei: é só por umas horas, amanhã de manhã já estou a caminho de Plitvice.

Tentei sair um pouco, ir conhecer Zagreb, ir ao centro que supostamente era ao lado.

Não consegui encontrar centro nenhum, pese a que fui apanhada por uma testemunha de Jeová que me deu uma seca de meia hora e indicações erradas para ir para o centro, talvez na tentativa de me afastar da tentação. E resultou porque o máximo que fiz em Zagreb fio comer 1 fatia de pizza numa esplanada enquanto os mosquitos comiam uma fatia de mim.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

estou oficialmente apaixonada pelos croatas

em breve chega o diario da viagem porque isto de escrever letra por letra tem o seu que de chato. Agora vou ali dar um mergulho e ja venho...