segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Praga - o início

Sempre quis conhecer Praga. Não sei porquê, achava que tinha aquele encanto de terceiro mundo - Europa de Leste, mas ao mesmo tempo seria 1 cidade rica em cultura, ópera, teatro, música, tudo com paisagens brutais, edifícios de contos de fadas, o cenário ideal para um filme de terror, também.

No ano passado tentei visitar a cidade, mas como éramos muitos acabámos por ir adiando a ideia e a coisa perdeu-se no ar. Meses mais tarde, mudei de trabalho, e depois do tempo de adaptação, a coisa correu muito bem e decidiram apostar em mim para chefiar um departamento. Cheia de orgulho por conseguir ser chefe em apenas 6 meses, muito embora o departamento fosse só eu, dei o melhor que tinha, fartei-me de fazer horas extra, fiz grandes amigos e acabei por me apaixonar pelo novo trabalho, muito embora fosse cheio de stress e demasiadas horas.

Em Julho pediram-me que visitasse o escritório que tinhamos em Praga, recém adoptado pelo núcleo de Barcelona, para fazer uma avaliação do que fazia falta para aquilo funcionar. Acabei por ficar 2 semanas e adorei a cidade, foi paixão, embora não amor como aconteceu com Barcelona.

Ao voltar a casa, reuni com o chefe, dei-lhe a minha opinião e no dia seguinte, perguntou-me o que achava de me mudar para Praga durante um ano, chefiar o núcleo e fazer as coisas funcionar... Fiquei sem palavras, obviamente. Acabadinha de sair do período de teste e propõem-me uma coisa destas.

Pensei durante uns dias, pesei os prós e os contras, e acabei por aceitar.

Por um lado - um experiência numa cidade nova, num cargo de responsabilidade na empresa que está no top 3 das maiores da minha área, mais dinheiro, mais oportunidades de subir, de aprender, de melhorar algo que não funciona bem... Por outro lado, pelo menos 6 meses de Inverno ultra duro numa cidade onde não conheço absolutamente ninguém, não falo a língua, não tenho as mesmas condições de trabalho e onde provavelmente as pessoas com quem vou trabalhar me vão odiar porque tenho menos tempo de casa que elas e vou ser chefe... Era arriscado

Mas como nunca fui muito de pensar demasiado em consequências, cá estou eu há mês e meio, a sofrer com o frio, a lutar para descobrir o que é o quê no supermercado, a adorar os pequenos recantos desta cidade tão especial, mas ao mesmo tempo a sentir a falta de Espanha e de Portugal todos os dias.

O Inverno vai ser muito difícil...

1 comentário:

RedFox disse...

Isso é tudo muito bonito e tudo mais, mas

E o inglês?