segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pilas...



Antes de começarem aí aos saltinhos a pensarem que eu de repente me tornei ordinária (que como sabem, é impossível) e que vou postar algo pornográfico, pila em espanhol quer dizer pilha.

Nesta lógica, há pilas alcalinas, pilas duracell (que duram e duram), pilas recarregáveis, etc.

No dia a dia, nas lojas e supermercados, sou bombardeada com mensagens do género: superpilas, ninguna dura más que la nuestra; las pilas contaminan el ambiente. No tire sus pilas a la calle. Ponga sus pilas aqui... e por aí fora.

Ora eu, com a maturidade que me caracteriza, tento levar isto na naturalidade e não desatar a rir à gargalhada.

Agora, meus amigos, que me peçam para ir comprar pilhas para o comando da TV, daquelas pequenas, a um bazar chinês, já é abusar.

Falhei na minha missão simples, e não como não consegui encontrar as pilhas, não as comprei. E dizem-me os colegas de casa: mas perguntaste ao chinês se tinha?

Eu juro-vos que tentei. Cheguei à frente do balcão, abri a boca mas o único som que me saiu foi 1 riso prestes a tornar-se em gargalhada, e que eventualmente se tornou em gargalhada na rua, perante o olhar atónito do senhor da loja, e saí dali a todo o vapor.

Opá, desculpem, mas qual de vocês conseguiria perguntar a dois senhores chineses se têm pilas pequenas?

Haja santa paciência...

5 comentários:

Xavi disse...

Lindo... grande post.. ou será, pequeno post???

Anónimo disse...

Aillô, Inga!
Já que o assunto é "pilas",só tenho este comentário: este post está de mijar a rir. Absolutamente hilariante! Keep smiling. Besitos!
Pedro Gonçalves aka Rouxinol do Ribatejo (+1 das espécies que navega pelo teu blog)

Izzy disse...

Rouxinol!!!

A minha concorrência em concursos da rtp1, hahahah

No outro dia estive a ver os videos do youtube... ha granda artista! Ainda andas pelo norte?

1 beijo enorme com saudadeeeeeeeeeesssssss
E vê lá se usas 1 cadito desse prémio para me vires visitar

RedFox disse...

Olá Inga.

Desde pequenino que me ria com as instruções dos brinquedos, que normalmente vinham em espanhol, acerca da utilização e introdução das "pilas" ora nos bonecos, ora em qualquer outro brinquedo.

Nunca levei estas indicações à letra, mas conheço quem tenha levado.

Gostava de saber se também existe, à semelhança de Portugal, "pilões" em Espanha.

Não que eu tenha algum interesse particular, mas como todos sabemos as "pilas" estão, nos dias de hoje, entre os problemas maiores para a poluição do ambiente, assim como para as maiores doenças por contaminação.

As "pilas" utilizam na composição: o chumbo (baterias dos carros) que entre outros problemas pode causar dores de cabeça e perda de memória; zinco ("pilas" comuns) que causa vômitos e diarréia; níquel que causa cirrose, estomatite e insuficiência renal; cádmio (baterias de celular e "pilas" recarregáveis, assim como o níquel) que se acumula nos rins, fígado e ossos, provocando osteoporose e até câncro; mercúrio (utilizado em "pilas" comuns para optimizar o seu desempenho), que é considerado um dos metais mais poluentes devido a sua fácil ligação com outros elementos químicos, pode ser facilmente absorvido pelas vias respiratórias causando náusea, vômitos e aumento da pressão cardíaca.

Com tanto risco, houve necessidade de criar uma organização que regulamentasse os níveis limites destes metais nas próprias "pilas" e, acredite-se ou não, o nome dado a essa organização foi:
- CONAma.
acrónimo de (CONSELHO NACIONAL do meio ambiente).

Curioso seria perguntar ao chinês: Tienes pilas pequeñitas? e stão nos parametros da CONAma?

Beijinhos Izzy

Izzy disse...

É verdade, meu querido e grande amigo raposão...

Quem diria que as pilas poderiam dar tanta dor de cabeça?

Existem pilões sim senhor, mas obviamente não tem tanta piada porque lhes chamam pilón, o que em espanhol não tem qualquer conotação.

Em contrapartida, os colegas aqui têm a mania de me oferecer boleia, e perguntam-me literalmente assim: te vienes conmigo?

Da mesma forma, o que chamamos aí aos tomates, eles aqui chamam de huevos (ovos), então sempre que há ovos no refeitório do trabalho, escolho sempre só para poder responder que "tengo huevos".

Pois...
Vida de emigrantes é assim.

Só nos resta emborcar e reciclar pilas...