segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

como reciclar pilhas...



Depois do post do mês passado achei importante esclarecer qual o processo de reciclagem nos países hispanos e fazer um pouco de campanha... Quem me conhece sabe que tenho consciência verde (ecológica e sportinguista) e que faço tudo em nome do ambiente.


E da parvoíce


Então é assim: Encontrei instruções na internet. E é assim que fazem na Argentina. Entregas as pilas a uma empresa que se desfaz delas por ti. As instruções são as seguintes:


ENTREGUENOS SUS PILAS USADAS!


Debe tomar medidas de precaución. Envasarlas en botellitas de plástico de medio litro con su tapita, son las de gaseosas y agua mineral. El envase es sanitariamente correcto y la única manera que ingresen a Ecovoltapilas usadas dentro de botellas de 500cm3 (Ok, pilas usadas dentro de garrafas de plástico. Check.)

Recibimos hasta tres botellitas por persona en nuestros centros de recolección, con una donación.


AVISO IMPORTANTE:


En Ecovolta no recibimos:


- Pilas sueltas
- Pilas en cajas
- Pilas en recipientes de plástico que no sean botellas de 500cm
- Pilas en recipientes metálicos
- Pilas en botellas o recipientes de vidrio.

Contacte a PLANETA PILAS
Barrio Palermo
Ciudad Autónoma de Buenos Aires


Já em Espanha, o procedimento é diferente e não fazem uma pessoa ter de deslocar-se ao centro com uma garrafa de plástico cheia de pilas à vista de todos. Podes simplesmente levar a pila no bolso e deixá-la junto com as outras pilas em recipientes próprios, sem que ninguém te veja a tirar a pila.

as campanhas estão bastante apelativas:


Madrileños do it like this...


Ponte las pilas é uma expressão para dizer mexe-te, faz alguma coisa. É um trocadilho giro: Mete as pilas e mexe-te...


Até o bonequinho do Linux mete as pilas ali...



Tão novinha e já sabe tanto.
São especiais amori, mas são perigosajezzz. As pilas são perigosas e contaminam. Deixa lá tar a chucha na boca e deixa isso.

Para perceberem melhor os impactos de que o Redfox tão bem falou no post anterior, passo-vos um videozinho do CU de Lagos de Moreno (podia ser pior, podia ser do CU do Moreno de Lagos...). Estes meninos do CU sabem bem onde meter as pilas.

Sim, é mesmo o CU (Centro Universitário)




E agora, já sabem o que fazer com as pilas?

O meu conselho, muito a sério, é comprarem pilas recarregáveis, porque é uma pena mandar pilas fora, com tanta gente com falta de... ar limpo e isso. E se ainda não reciclam em casa, deixem de ser cotas e da terrinha e toca a reciclar.

Pilhas no pilhão, e cada material no seu lugar.

Beijocas verdes

Izzy, desde Barcelona a dar conselhos ambientais e cagar postas de pescada


1 comentário:

RedFox disse...

epa eu às vezes até estou a pensar entrar finalmente no seculo XXI e começar finalmente a reciclar, mas depois lembro-me que a media de poluição no mundo (e até em Portugal) mantêm-se a subir de forma constante de à 5 anos para cá.

Ora tendo em conta que existem, devido à reciclagem, uma baixa de 0,5% da poluição habitacional, quer dizer que as grandes empresas estão a poluir mais, pelo menos mais 0,5%.

o que não é ilegal porque acabamos por não ultrapassar a fasquia limite delineada pela Convenção mundial de Quioto.

Ora, tendo isto em conta, significa que eu, ao fazer reciclagem, ajudo a baixar os níveis de poluição para os grandes poderem aumentar esses mesmos níveis.

Por isso eu digo: "não à reciclagem."

Por um lado, porque acho que tenho razão, por outro porque gosto de ser do contra e quando deixo de alimentar esta fome de contrariar tudo e todos, acabo por ir mais vezes à casa de banho com crises intestinais.