domingo, 20 de junho de 2010

Diário de bordo - Dia 1

Barcelona - Viena - Zagreb

Acordei cheia de vontade de férias, praia, bom tempo. Abri a janela e estava frio e a chover. Pensei: começamos bem...

Mas lá arranjei a malinha, meti-me a caminho do aeroporto e ao sair do avião em Viena, um calor brutal. Fiquei logo animada e com a sensação que estas férias iam correr bem, muito embora não conhecesse nada nem ninguém no destino e tivesse ido sozinha (porque sim, porque me fazia falta viajar e vale mais ir de férias sozinha do que ficar na cidade sozinha)

Em Viena apanhei o voo de ligação para Zagreb, meia hora de viagem apenas. Falei sempre em alemão para informações, responder a perguntas ou pedir apfesaft :)

Cheguei a Zagreb antes das 6. Um calor brutal. Ao sair do aeroporto passo por uma zona de controlo onde me pedem o passaporte, e eu claro, ignorante, tinha-me esquecido por completo que a Crácia não faz parte de união europeia e é preciso passaporte para entrar no país. Felizmente, como odeio o BI português, nunca ando com ele e trago sempre o passaporte comigo. Sorte :)

O aeroporto de Zagreb é bebé. Especialmente quando se está habituada a ter de atravessar toda a T1 de Barcelona que é gigante. Lá fora, enquanto esperava o autocarro que me ia levar ao centro da cidade, um americano de biceps gigantes pede-me para lhe tirar 1 foto com o pai. Depois mete-se à conversa. Era de New Jersey, o pai era croata e vinha para um casamento. O rapazinho era interessante e continuámos à conversa, mas bem depressa deu para ver que toda a matéria cinzenta tinha sido gasta nos bíceps. Quando falámos de Nova Iorque, ele diz-me todo emocionado: quando fores lá tens de ir a uma discoteca que é a melhor de New York. Eu vou todos os fins de semana e é incrível, 1 mundo à parte... E eu, ansiosa pelo conselho: qual, qual?

Responde o mocinho, que o melhor clube de NY é... o Pachá.

Tentei não rir à gargalhada e percebi logo que a nossa relação não ia ter futuro :D
Quando saimos no autocarro, cada um à sua vidinha, boa sorte e nem sequer perguntei nomes. Para mim ele será sempre o farronco do Pashá

Zagreb

Em Zagreb tinha de encontrar o hostel onde tinha reservado quarto para essa noite. Não foi nada fácil e andei com a mala de um lado para o outro, a transpirar que nem uma perdida e a tentar descobrir onde raio me tinha metido. Quando finalmente consegui chegar, o Marko, o dono do hostel, explica-me que são o melhor hostel de Zagreb, que estão no centro da cidade, oferece-me 1 cerveja e convida-me a sentar na esplanada, onde fui devorada viva pelos mosquitos.

O quarto do melhor hostel de Zagreb era uma merda. Os colchões uma merda, a casa de banho sem luz, mosquitos por toda a parte. Pensei: é só por umas horas, amanhã de manhã já estou a caminho de Plitvice.

Tentei sair um pouco, ir conhecer Zagreb, ir ao centro que supostamente era ao lado.

Não consegui encontrar centro nenhum, pese a que fui apanhada por uma testemunha de Jeová que me deu uma seca de meia hora e indicações erradas para ir para o centro, talvez na tentativa de me afastar da tentação. E resultou porque o máximo que fiz em Zagreb fio comer 1 fatia de pizza numa esplanada enquanto os mosquitos comiam uma fatia de mim.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ingui,
hacía tantísimo que no entraba en tu blog que no me acordaba de lo bonito que escribes...

estoy ansiosa de leer la segunda parte del diario!

besitos,
la soni

Ricardo disse...

Engraçado...a minha aventura foi mais ou menos assim, viajei sozinho, também fiquei num hostel que era uma merda( não muito longe da estação de comboios),deve ser mal geral em Zagrev,mas encontrei o centro! Fui de autocarro até Plitvice apesar de detestar andar de autocarro foi uma viagem que não me custou nada pois a paisagem compensou. O Parque é brutal e apesar de ser enorme consegui vê-lo quase todo, não tivesse eu lá passado o dia inteiro...e tudo para no dia seguinte a caminho de Budapeste ser assaltado e perder todas as minhas fotos(Milão,Veneza,Ljubjana e Plitvice), uma facada difícil de digerir...
Izzy, aproveita todos os segundos, faz muitos amigos(não muitos farroncos do Pashá)e desfruta da viagem. Beijocas