quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Junta-te ao clube do "Mete a mão na consciência e as low cost no... esquecimento - ou achavas que ia dizer asneiras, eu?"

Amigos e amigas, portugueses e portuguesas:

Men, bora lá todos boicotar as chamadas Low Cost!

Os meus caros leitores que são emigras em Espanha, ou voam com assiduidade para este lindo país que agora se queixa da crise todos os dias (bem feita!), bem devem saber quais as 2 companhias aéreas que todos procuramos na hora de ir matar saudades e buscar bacalhau a casa.

Pois devo-vos confessar que estou revoltada com os preços que essas 2 bestas da chulice aerodinâmica moderna andam a praticar!

Como a Tap, para nós, sempre foi super cara, já estávamos habituados a usar as low cost para tudo, como se não houvesse alternativa, como se fossem 1 benção, a tábua de salvação para os emigrólios e turistas pé rapado como nós. Voar por 50 euros, epá! Passados uns meses, voar por 70 euros, olé! Mas de há uns tempos para cá a coisa tem mudado 1 bocadinho. Partimos do princípio que queres ir a casa porque o teu cão Pantufa constipou-se e precisa de apoio moral. Vais ao site da tua low cost de eleição, conforme gostes mais de azul ou de amarelo. Partimos também do princípio que escolheste amarelo. Primeiro cobram-te taxa de pagar os bilhetes com cartão. 7 euros. Depois cobram-te por cada mala facturada. 20!!! euros por mala. Enjoas se fores no meio e queres escolher o lugar? Mais 6 euros, embrulha. Estás gordo? Bem feita, deixasses os couratos, porque se não cabes no banco pagas 12€ por 1 banco especial e toda a gente vai ver que és gordo ou rico e garganeiro. E seguro? Mais 16. Tens fome? Azar. Ou rapas fome, ou pagas 10 euros por 1 sandocha de pão duro e 1 sumo, ou levas farnel dentro da mala, com os documentos a cheirar a bifana. E também tens a opção de poder pagar mais uns euros, é só pedir que te mandem a informação do voo que acabaste de pagar por SMS. É 1 grande opção para os consumistas. Sinceramente, não me admirava nada se um dia tivesse de ir à casa de banho do avião amarelo/cinza e encontrasse a hospedeira de bordo à porta com o papel higiénico e a bandeja das moedas.

E como ainda não é suficiente cobrarem essa estupidez de comissões mix, subiram, e bem subidos, os preços dos voos. Façam 1 pesquisa. Os voos da click air estão a 35 euros e podes encontrar voos baratos. O que é óptimo para quem não tem 1 horário de trabalho standard. Para mim que trabalho como uma explorada normal e tenho de meter o pão na mesa, é óbvio que não posso voar na sexta à 2 da tarde. Para além disso, sempre que fazem estas promoções, há voos que simplesmente esgotam (como o que procurava hoje) e se queres voltar.. voltas com 1 voo business. E quanto custam os voos business? Não sei qual será a vantagem destes voos, mas pelo preço devem incluir favores sexuais ou então 1 sandes de presunto e 1 sumo de laranja agri-podre. De qualquer forma, agora estão com um desconto de 10 ou 15%, não sei. Com o desconto só pagas 140€. antes pagavas 156. E isto num bilhete de ida, amigos! Fora as taxas.

Se bem que para quem não trabalha e tem disponibilidade (ou quem tenha dinheiro e goste de favores sexuais enquanto ingere 1 sumo de laranja agripodre) vale a pena ir procurar os preços aí. Para quem não tem hipótese de voar em horários estranhos, esqueçam.

Na vueling é a mesma história. Horários estúpidos, comissões para tudo, voos cada vez mais altos e nível de serviços cada vez mais baixo. Nos últimos voos, atrasaram-se sempre. O preço médio de 1 voo em temporada normal, agora, na vueling, é de 160, ida e volta. Temporada normal. Para Natal pagas um bocadinho mais e provavelmente como tens de levar presentes, pagas 2 malas. Mais a comissão de espírito natalício.

E já para não falar que irrita profundamente cada vez que ouves aquela gente a explicar-te como se mete a máscara de oxigénio em inglês. Antes ria, gozava, mas agora juro-vos que temo pela vida dos ingleses que vão naquele avião. Se for a primeira vez que voam e/ou se despenham, estão lixados na hora de descobrir onde é que está o colete salva-vidas. Mas também, agora que penso, não costumam voar muitos ingleses de Barcelona a Lisboa. Mas é que é muito mais lógico dar as instruções em espanhol e numa língua arraçada de inglês do que em espanhol e português n1 avião cheio de.... espanhóis e portugueses...

A solução?

Vamos voltar às raízes, vamos dar dinheiro ao nosso lindo país à beira mar plantado. Não se preocupem, não me deu 1 ataque de nacionalismo, ainda não sou emigrante há tanto tempo. Isto agora é apenas 1 questão de raciocínio lógico e ódio a gente aproveitadora.


Eu dou-vos 1 exemplo. Acabo de comprar o meu voo para ir a casa no Natal. Fiz a pesquisa nas 3 companhias aéreas. As 2 low cost e a nossa nacional, a tal que era caríssima e onde só voa quem tem dinheiro. Pois... Já não.


O slogan da Tap diz algo como:


com a Tap escusa de levar farnel

A bagagem não lhe pesa no bolso

O espaço para as pernas já vem incluido no voo


E é verdade, caros amigos voadores. Dão-te papinha, têm horários decentes (3/4 horários diferentes cada dia), não te cobram 20 euros (20!!!) por 1 mala, não se atrasam uma hora cada vez que voas (às vezes atrasam-se duas, mas é só às vezes...), não te cobram por escolher o lugar onde queres voar, nem comissão de pagar com o cartão de crédito. Conclusão. A Tap, no Natal, oferece 1 preço de 122 euros, ida e volta, taxas incluídas sem barbaridades de malas e comissões por mandar puns a menos de 100 metros de altura. O mesmo bilhete na vueling seria 185 euros, mais 20 para 1 mala e 7 por pagar com cartão. 212 euros. Na clickair? Não há voos para as datas que quero, a menos que sejam business. Aí a brincadeira deve ficar por uns 300, 400 euros.

Conclusão:

As low costing que metam as comissões na peidoling que de mim tão depressa não levam 1 tusting.

Izzy, desde Barcelona a informar os distraídos

Beijocas boas ;)

4 comentários:

ganda disse...

Post de servico publico!

Anónimo disse...

JA SOU FÃ DESTE BLOG!!! BRIGADO INGA!!! da próxima vez que for a Barcelona vou pela TAP!!

Pippa disse...

Aconteceu-me exactamente a mesma coisa! Pseudo emigrante, vou passar o Natal, depois de varias dores de cabeca a ver de voos para ir a casa, ha imenso tempo que nem olhava para o site da TAP e adivinha? voo TAP ida e volta comprado! Os mercados mudam, ha que mudar tambem!

Izzy disse...

Ok, a primeira asneira já foi feita... Eu sabia que não podia demorar muito. Ora para quem não me conhece, eu passo a explicar: quase sempre que vou a casa acabo por fazer asneira. Como sou despistada tento comprar o voo com bastante antecedência e depois acabo por comprar o voo Lisboa - BCN quando tenho de comprar ao contrário, compro o voo e depois acabo por ficar mais 1 ou 2 dias e pago o triplo, perco o voo, etc, etc.
Desta vez pensei: naaaaaa
E comprei o voo pela TAP, tudo muito bonitinho e perfeito.
No dia a seguir ligam-me a avisar: a passagem de ano é em Granada. Não compres voo de volta LX - BCN, compra de Granada para BCN. OK, podias ter dito isso ontem...
Conclusão. Com a TAP desperdiça-se menos dinheiro, mas eu não tenho remédio possível. Agora só falta perder tb o voo de ida.

1 Beijo a todos os meus compatriotas emigras.