sexta-feira, 12 de junho de 2009

CR9

Ia responder ao Redfox em comentários, mas este acontecimento merece um Post inteirinho.


Cristiano Ronaldo no Real Madrid por 94 milhões de euros.


É a transferência mais cara de sempre do futebol mundial, e, quanto a mim, abre um precedente perigoso para a economia dos clubes. Mas por outro lado Ronaldo vai valer cada euro investido, pelo menos em receitas de marketing. E em poupança de equipamento - dêem-lhe a camisola 9 do outro Ronaldo e tá feito. Em resultados desportivos já não estou tão certa. É que mesmo um jogador como o CR não faz uma equipa. Pode ser muito bom, mas como muitas equipas cheias de estrelas já demonstraram antes, curiosamente no mesmo clube, e não há muito tempo, não é assim que se faz uma equipa vencedora. Pode ajudar, mas será preciso muito mais do que milhões.


O exemplo do Barça: Só CR e Kaká custaram 11 milhões mais ao real Madrid do que os 11 jogadores do Barcelona que ganharam a liga, a taça e a champions. E quem foi contratado nessa época? Só Daniel Alves e o Cáceres (que deve bazar esta época - também cometem erros).


Pergunta-me também o caro Redfox: quanto vale o Messi? - Numa clara alusão ao facto de o Cristiano ser melhor do que o Messi- e que por isso o Messi não foi vendido por uma quantia assim.


O Messi nem sequer tem preço simplesmente porque não quer ser transferido, porque é que alguém no seu perfeito juízo quereria sair de um clube que ganha tudo, onde se formou e tem todos os seus amigos, um clube que o respeita e que o soube educar quando ele era apenas 1 puto? E que ainda por cima é neste momento o melhor clube do mundo? Tal como Iniesta, Xavi, Piqué. De qualquer forma, acho que a cláusula de rescisão do Messi ronda os 100 milhões também.


E pelo que sei, o Barça não mostrou interesse nem por CR nem por Kaká. Queriam o Ribéry, o Ibrahimovic e também... Bruno Alves. O Barça acha que é o único que pode acagaçar o Pepe.


E vá, convenhamos... para que é que o Barça ia querer gastar tantos milhões n1 jogador ou dois quando já tem a equipa perfeita?


Não tenho pouco sentimento patriótico, torço pelo Ronaldo sempre que joga por Portugal (e curiosamente n tem jogado uma beata, mas a culpa tb não é dele, nenhum da selecção tem jogado nada), mas infelizmente prevejo que a transferência para o Madrid não vá fazer dele um melhor jogador. O homem vai ficar louco com a vida nocturna, com o vaquedo que há na capital, parece que já o vejo a ir de festa em festa com o Guti e o Sérgio Ramos. Aliás, vejo agora no Record que o nosso menino aproveitou para ir festejar a transferência milionária com... nada mais nada menos que Paris Hilton.


Se ele em Manchester que faz frio já gostava pouco da fruta. Imaginem na movida Madrileña...


Mas também há pontos positivos:


É bom para a economia portuguesa! Ontem estava a desfolhar o jornal daqui, La Vanguardia, e qual não é o meu espanto quando vejo este anuncio:


Ou seja, o BES já está a aproveitar para expandir o seu mercado às custas do minino.

E também o meu Sporting, que o formou, ganha 3 milhões por tabela, o que não é desagradável de todo.

Sporting que nos últimos 10 anos formou 2 dos 4 jogadores que protagonizaram as transferências mais caras do futebol europeu: CR (1º) e Figo (4º). As 4 mais caras são todas do Madrid, com Zidane e Kaká em 2º e 3º.
Não desesperem Benfiquistas, o Rui Costa está em 10º lugar, da Fiorentina para o Milan.

E ainda dizem que o Sporting não sabe formar jogadores...
Clubites à parte, só é pena que estes grandes talentos que Portugal tem ao seu dispor não saibam transferir para a selecção o potencial que mostram nos clubes.
Chego a ter saudades do Scolari...
Beijinhos, minhas bestas

1 comentário:

RedFox disse...

O Piqué foi formado em Manchester.

o Figo nos Pastilhas.

O Cristiano nos Andorinhas.

O sporting recebe dois milhões de euros, pelo mecanismo de solidariedade previsto no regulamento de transferências de jogadores da FIFA.

Valor que o Sporting gosta de receber, mas que não gosta de pagar.

Que o diga o Real Massamá... Casa Pia... etc etc.


Pelas contas do Camilo, um tipo ai das finanças do Desporto, fica tão caro ao Real Madrid comprar Cristiano por 94 Milhões, como o Barça por exemplo comprar um jogador por 45 Milhões, ou o Porto um jogador por 27 Milhões, ou o Benfica um por 25 Milhões ou o Sporting um jogador por 11 Milhões.


É caro, mas como o Messi disse: "se pagaram esse valor é porque ele vale mais."

Mas não respondeste há minha questão mesmo com um tópico novo.

Se ninguém quer o Messi, se ninguém lhe faz uma proposta, ou se ele não quer sair, não deixa de ter um preço...

Qual é? Quanto vale o Messi? É que o Cristiano vele 94 Milhões...