sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Revivalismo...

Estou aqui a ouvir música dos anos 80 toda contente e tentei lembrar-me quais os meus filmes favoritos dos anos 80. Epá... é difícil...

Mas vou tentar fazer o meu Top 10, pelo menos a partir da quantidade de vezes que vi estes filmes e que ainda os gosto de ver, mesmo já sabendo tudo de cor.

Ah, e para ser mais fácil juntei as sagas, nada de parte I, II, etc.

Também ficam fora do top 10 filmes que adorei, como Rainman, Cocktail, Footloose e flashdance, cocoon (tadinhos dos velhinhos), gremlins (a minha primeira ida ao cinema com a minha avó quando tinha 8 anos, hehehe), indiana jones, Pesadelo em elm street que foi o único filme de terror que realmente me dava medo, etc, etc.
Há que prioratirizar, como diria o Jesus (format- format-formatilizar)

Toca o gongo!:

10 - Stand by me - Aqueles putos faziam-me chorar, pá.
9 - Arma mortífera - a paixão que eu tinha (e ainda tenho) pelo Mel Gibson... ai os australianos...
8 - Star wars - Também tinha uma paixão pelo Luke Skywalker, ok, confesso.
7 - Karate Kid - Não, não tinha paixão pelo Daniel San, eu com 10 anos gostava deles mais velhos (lol), mas era como se fosse meu amigo. Eu também andava no Karaté e levava porrada.
6 - Crocodilo Dundee - Mais um australiano, tinha piada, o gajo :D
5 - Beetlejuice - sempre adorei as loucuras do Tim Burton :)
4 - Clube dos poetas mortos - Oh captain, my captain. Tão fofinho que era o Ethan Hawke. E ainda é. E o Dr. Wilson também.

E agora no Top 3 as coisas complicam-se... E tenho a certeza que me estou a esquecer de algo. Temos um drama de guerra, um filme romântico que não me canso de ver e uma comédia absurda meio desconhecida mas que simplesmente adoro. O difícil é escolher... OK, Vamos a isto:

3 - Top Secret, com o Val Kilmer. É brutal, se nunca viram vão ver. Já. Tem do melhor humor absurdo para aquela época (os monthy python são dos 70, se não estavam aqui batidos no meu top 3). Sim, também tinha uma pancada pelo Val Kilmer, so what? Tinha bom gosto, hehehe

2 - Dirty dancing. Claro. Sou gaja. Posso ver até à exaustão e não me canso.


E o óscar vai paaaaaara:

Platoon!!!
Um filme que me faz chorar sempre que vejo o Willem Dafoe a morrer (até me vêm as lágrimas aos olhos quando me lembro, fogo, pá!) e nem sequer gosto de filmes de guerra, não gosto do Charlie Sheen, não gosto do Tom Berenger, mas este filme marcou-me...



Ah, e dou 1 óscar honorário para melhor filme de animação a Tarzoon, vergonha da selva. Não conhecem? Procurem no youtube mas longe de criancinhas :D

E vózes, que me dizéis?
Quais os vossos filmes favoritos dos 80?

Se têm dúvidas se o filme é dos 80 ou 90, podem consultar em www.imdb.com
Para uma próxima passamos aos 90, que para mim foi da melhor época para o cinema alternativo. Ou então tinha mais idade para o entender...

3 comentários:

RedFox disse...

A ouvir música foste-te lembrar dos filmes favoritos, agora espera-se que vás ver o Platoon e te lembres de fazer a listas das músicas favoritas dos anos 80.

E o titulo honorário de Izzy de um filme de animação dos anos 80 vai para...

um filme dos anos 70! clap clap clap. Tarzoon.


Claro que a tua lista será inevitavelmente a lista da maioria dos do nosso tempo, não por essa ordem necessariamente ou não num top 10, mas com certeza num top 20 se encaixariam esses todos, todos menos o Dirty Dancing. Esse ficaria no Top 5001.(Que filme mais... belhéq...)

Foi com ela [a lista] que crescemos, e porque não, aprendemos muita coisa.

Os Star Wars pá... nunca fui muito à bola com eles. Gostei da visão do primeiro ainda a preto e branco, mas que também é de 77. Os outros.. ok.. mas não vão para este top.

Fico apenas contente de não teres mencionado a Lagoa Azul no meio de tanta bába e ranho.

Não consigo fazer um Top10, mas posso te dizer que em Terror o melhor filme que já vi foi o The Shining do Kubrick.

Já se fizeram milharess de filmes de terror depois disso, alguns muito bons, mas nenhum me marcou tanto como esse e do facto de o ter visto debaixo dos cobertores, num Domingo em que os meus país foram aos tremoços a São Pedro e eu à socapa o fiquei a ver.

Teria de referir em "aventura" que o que me deu mais argumentos para brincar foi Indiana Jones e a arca perdida. Foi também o primeiro filme que me fez perceber que os Judeus são tal e qual o que o Hitler dizia serem e o que sabemos hoje que realmente são. Marcou também, por isso iria para um Top qualquer.
Por falar em Judeus, fica também a sugestão para o Inglourious Basterds do Tarantino que deve estar ai a estalar nos cinemas perto de vós.

No Drama ficaria-me pelo The Elephant Man.

No Crime, o excelentíssimo "Once Upon a Time in America", onde pela primeira vez compreendi que o crime organizado e as conspirações, sempre existiram, sempre existirão e por conseguinte mais vale que tenha regras próprias.

Se tiver de escolher o melhor de todos da década de 80 não tenho dúvidas, Scarface!
Al Pacino ou Tony Montana. Que classe. Mas é injusto para o De Niro não falar no Touro indomável que fica no lugar um e meio.

E como titulo honorário: Os Intocáveis. Filme que inspirou Pinto da Costa para a vida. Claro que não por esta razão, mas porque... o filme é brilhante.

Beijinhos revivalista.

Izzy disse...

Epá, the Shinning... O que eu gostei desse filme. Nem me lembrava... Jack Nicholson no seu melhor (depois de Voando sobre um ninho de cucos). E ainda por cima, sendo uma fã de Stephen King desde pequena, tinha lido o livro primeiro. Tal como o da Carrie (e as pedras voaram do chão, acho...). Medo!

O do Tarzoon era a gozar, mas descobri que quase ninguém aqui em Espanha conhece o filme. Com os amorosos que eram aqueles soldados, pá...

Quanto aos restantes que referiste são grandes, grandes filmes. Mas que provavelmente quando os viste na década de 80 (se é que os viste nessa década) não lhes deves ter conseguido dar o significado que tinham. A lista que fiz inclui filmes mais lamechas porque quando acabou a década de 80 eu tinha 11 anos... E com 11 anos estava-me bem a cagar para o Scarface. Aos 8 anos eu queria era ver o dirty dancing, não os intocáveis. Era essa a minha ideia. Já para não falar que eu era uma menina (um tanto maria rapaz, certo, mas com um je ne sais quoi de princesa cá dentro, é genético...)

Também me lembro dos spaghetti westerns que o meu pai me fazia comer aos domingos pela tarde e que eu odiava e os filmes do Bud Spencer e Terence Hill que já tinham mais piada (agora odeio), do video "o Dragão contra-ataca" que vi até à exaustão e do outro que os meus pais tinham escondido - o império dos sentidos e que tive de ver à socapa (que me fez pensar se o bruce lee que eu adorava teria a pila pequena como o senhor do outro filme...).

No fundo o que queria era que nos lembrássemos das sensações o que os filmes nos produziam nessa altura, não os filmes que se calhar vimos depois, já mais velhos e maduros, e que sabemos reconhecer como obras de arte. Capice?

Ah, e a boca dos Judeus é bastante parva. Eu que não tenho religião sinto-me à vontade para dizer que nenhum outro povo foi tão brutal, assassino, monstruoso e ganancioso como o católico. No entanto arranco os olhos à dentada a quem me disser que a minha mãe merece ir parar à câmara de gás por ser católica.

RedFox disse...

Nunca falei que o que fizeram ao povo foi bem feito, nem nunca o direi.

Falo das suas doutrinas. Que fazem deles o que Hitler dizia serem.

Não faças conclusões precipitadas.

Não gosto dos ciganos e não lhes peço a câmara de gás.

Eu vi os filmes cedo porque era um privilegiado. O meu pai alugava muitos filmes para meter no café que a família tinha, num sistema de Markting muito avançado para a época.

O meu Pai era o Sócio nº 11 com jóia, do Clube de Vídeo "O Vitinho".

Podia não perceber muita coisa, mas os filmes via-os e adorava.

Marcaram-me e fazem-me lembrar algumas coisas.

Tanto que quando os vejo hoje, tenho sempre a sensação que os vivi, quando foram feitos.

Beijinhos linda.